Coração da Cidade dá festa aos sem-abrigo e pessoas carenciadas do Porto
Porto, 18 Jun (Lusa) - Sob o lema "Pobretes, mas alegretes", a instituição de apoio social portuense "Coração da Cidade" vai acolher os sem-abrigo e outras pessoas carenciadas do Porto um arraial de S. João, anunciou hoje fonte do organismo.
Na noite de S. João, entre segunda e terça-feira, mais de 13 mil sardinhas "estarão prontinhas a ser assadas e à meia-noite, como antigamente, haverá regueifa quentinha com manteiga", disse à Lusa a responsável da instituição.
"Estaremos, como sempre, de portas abertas à população que mais precisa, a quem iremos oferecer a tão desejada sardinha assada, as fêveras grelhadas e os petiscos, que há duzentos anos atrás eram vulgares na noite de S. João", acrescentou La Salete Santos.
A festa começa cerca das 20:30 com "um grande desfile", que partirá da Rua Antero de Quental (onde se localiza a instituição) em direcção à Avenida dos Aliados, na baixa da cidade.
Neste percurso, as "largas dezenas" de foliões, já inscritos, serão animados por uma banda de música.
"No desfile até à avenida pretendemos mostrar o número elevadíssimo de apoios e agradecer à população, em geral, a sua prestimosa ajuda para que todo o trabalho social desenvolvido pelo Coração da Cidade aconteça", sublinhou a responsável.
Depois do regresso à sede, na Rua Antero de Quental, haverá bailarico.
Na rua, serão vendidos a "preços módicos" manjericos, cravos, alho-porro, ervas de cheiro entre outros produtos típicos.
"O objectivo é angariar fundos, porque a instituição continua a laborar quase sem apoios", frisou La Salete Santos.
Nessa noite, mais de 500 quadras inéditas e originais serão oferecidas, com a entrada no recinto da restauração, permitindo o acesso a um sorteio que se realizará à meia-noite.
Serão sorteados equipamentos oferecidos pelo Futebol Clube do Porto.
A associação "O Coração da Cidade", fundada em 1996, distribui actualmente cerca de 50 toneladas de alimentos por mês a famílias carenciadas e sem-abrigo.
A instituição é ajudada por várias organismos e personalidades da cidade do Porto, sendo um dos seus mais conhecidos apoiantes o presidente do F.C. do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.