Cordão humano reivindica nova escola secundária na Quinta do Conde, Sesimbra

Sesimbra, Setúbal, 29 mar (Lusa) - As associações de pais das escolas da Quinta do Conde, a Câmara de Sesimbra e a Junta da Quinta do Conde organizam na quinta-feira um cordão humano pela construção de uma escola secundária na freguesia.

Lusa /

Segundo a Associação de Pais da Escola Básica Integrada da Quinta do Conde (APEBIC), o cordão unirá, durante a manhã, as sedes dos três agrupamentos de escolas da Quinta do Conde - a Escola Básica Integrada da Boa Água, a Escola Básica Integrada da Quinta do Conde e a Escola 2,3+S Michel Giacometti.

A construção de uma nova escola secundária na Quinta do Conde (distrito de Setúbal) já esteve prevista pela empresa pública Parque Escolar e a Assembleia da República também já aprovou vários projetos de resolução, do PS, BE, PCP e PEV, que recomendam a construção daquele equipamento, reclamado pela população há mais de uma década, mas que tarda em ser construído.

A falta de resposta em ensino secundário na Quinta do Conde "obriga diariamente centenas de alunos" a procurar resposta nas cidades e vilas circundantes onde sobram vagas, sublinha a associação em comunicado.

Em "parte significativa dos casos", os alunos que se veem obrigados a deslocar-se para a periferia têm de ser integrados nas áreas que se encontram disponíveis e não vão para as opções sugeridas pela avaliação vocacional.

A APEBIC reforça que o número de alunos a frequentar o ensino secundário no concelho regista "crescimento ao longo dos últimos anos", tanto no ensino regular como no profissional, e que as escolas estão sobrelotadas.

A Escola Básica 2,3+S Michel Giacometti, que "não foi concebida, nem construída" para alunos do ensino secundário, recebeu no ano letivo 2016/2017 um total de 20 turmas nesse nível de ensino.

Na mesma escola, uma "parte significativa das aulas" é lecionada em "pavilhões de madeira", que, tendo já sido utilizados em Lisboa, foram deslocados e apresentam "elevado índice de degradação", refere o comunicado.

Já a Escola Secundária de Sampaio, em Sesimbra, foi construída para 30 turmas e alberga 34 turmas de ensino secundário, juntamente com mais oito turmas do 9.º ano.

Tópicos
PUB