Corpo de Fernando Távora trasladado para o Porto

O corpo do arquitecto Fernando Távora, que hoje faleceu aos 83 anos vítima de doença prolongada, é trasladado segunda-feira de Guimarães para o Porto, onde será cremado no Cemitério do Prado do Repouso, disse à Lusa fonte familiar.

Agência LUSA /

O corpo encontra-se em câmara ardente na casa de família de Fernando Távora em Fermentões, Guimarães, onde ainda hoje é celebrada uma missa em sua memória.

Uma segunda celebração ocorrerá domingo à tarde na capela privada daquela casa, em hora ainda a determinar, seguindo segunda- feira o corpo do arquitecto para o Porto, de modo a cumprir a sua vontade de ser cremado.

Fernando Luís Cardoso de Meneses e Távora nasceu no Porto em 25 de Agosto de 1923, estudou na Escola Superior de Belas Artes desta cidade, onde integrou a chamada Escola do Porto.

Considerado actualmente o decano da arquitectura portuguesa, Fernando Távora foi o autor de projectos como a renovação do Museu de Soares dos Reis e a recuperação do Palácio do Freixo, de Nicolau Nasoni, ambos no Porto.

O seu mais famoso discípulo, Álvaro Siza Vieira, afirmou um dia que a pedagogia de Távora "não tem a ver com modelos mas com respostas sistemáticas, know how".

PUB