Costa protegida por sistema de radar alternativo e unidades móveis - GNR

Lisboa, 14 fev (Lusa) -- A costa portuguesa está protegida por um sistema de radar alternativo, complementado com unidades móveis, tendo o sistema antigo sido desligado porque não respondia, disse hoje à Lusa fonte do comando da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O sistema antigo tinha de ser desligado porque estava velho, e já não respondia, por isso está a ser instalado o SIVICC [Sistema Integrado de Vigilância Comando e Controlo]" e a "UCC da Guarda Nacional Republicana está a operar o VTS [do Ministério das Obras Públicas], como sistema alternativo", explicou a fonte contactada pela Agência Lusa.

Segundo noticiou hoje o Diário de Notícias, os radares que vigiavam a costa nacional estão desligados desde novembro, sendo a vigilância da costa e do mar feita com recurso a 50 binóculos.

Tópicos
PUB