Covid-19. Associação de Diretores de Escolas Públicas apela a "testagem assídua" dos alunos

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Escolas Públicas, defende uma testagem "assídua" dos alunos e não só dos docentes e funcionários.

RTP /
"Esta semana decorrerá a testagem dos professores e dos funcionários. Espero que para breve também os alunos sejam testados", declarou o responsável à RTP, destacando a importância da testagem de toda a comunidade escolar.

"O que eu peço é que essa testagem, durante o segundo período que começa hoje e que se prolonga até abril, seja mais assídua, ou seja, mais do que uma vez por período - é isso que se pede à Direção-Geral da Saúde", apelou.

Questionado sobre se acredita que o ensino presencial voltou para ficar, Filinto Lima frisou que "estamos bastante diferentes de há um ano e estamos muito diferentes de 17 de dezembro do ano passado".

"Temos mais professores vacinados, temos mais funcionários vacinados e temos mais crianças vacinadas", relembrou.

O presidente da Associação de Diretores de Escolas Públicas considerou ainda "benéfico e positivo" que a nova norma da Direção-Geral de Saúde acabe com o isolamento de turmas quando há um caso positivo.

Filinto Lima garantiu ainda que os alunos contagiados que tenham de ficar em isolamento "nunca serão prejudicados no processo de ensino e aprendizagem", uma vez que cada escola, através dos meios digitais disponíveis, chegará aos alunos em questão "de modo a que eles não percam matéria".
PUB