Covid-19. Peritos analisam possibilidade de aliviar algumas restrições

Peritos e responsáveis políticos voltam esta quarta-feira a reunir-se no Infarmed, em Lisboa, para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, estando em cima da mesa a possibilidade de aliviar algumas restrições face à evolução positiva da pandemia.

RTP /
Especialistas e Governo voltam a reunir-se para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal Lusa

A reunião foi convocada pelo primeiro-ministro, António Costa, numa altura em que estão a descer o número de infeções e o índice de transmissibilidade do coronavírus SARS-CoV-2.

Esta nova reunião de avaliação insere-se num contexto em que se considera que Portugal já terá atingido há cerca de 10 dias um pico em termos de casos de covid-19, com o número de infeções a apresentar agora uma trajetória descendente.

A Direcção Geral da Saúde recomenda cautela na avaliação da pandemia em Portugal. Graça Freitas defende que um alívio progressivo e em segurança das medidas restritivas.

Na segunda-feira, de acordo com dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 registou uma nova descida para 0,81 e a incidência de infeções voltou a baixar, estando agora nos 4.989,6 casos por 100 mil habitantes.

O Presidente da República acredita que Portugal vai entrar já numa fase de transição da pandemia para a endemia.

Marcelo Rebelo de Sousa espera uma redução das restrições depois da reunião no Infarmed.
Vários especialistas defendem o alivio imediato das restrições da pandemia.

A obrigatoriedade do certificado de vacinação e uso de máscara no exterior são algumas das medidas que podem cair já esta semana.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse na terça-feira que é de esperar “alívio nas restrições” impostas pela pandemia de covid-19, mas que esse alívio será “progressivo, gradual e cauteloso".

O primeiro-ministro já admitiu que Portugal possa avançar para o levantamento de um conjunto de restrições, tal como já acontece em vários países da União Europeia, adiantando que os especialistas que têm trabalhado diretamente com o Governo na adoção de medidas de controlo e combate à pandemia “estão a ponderar que alterações devem ser introduzidas face à evolução da covid-19”.

No entanto, António Costa fez uma ressalva e invocou a sua própria recente experiência com a infeção da covid-19, referindo o nível de cansaço que teve face a sintomas ligeiros e concluindo que não se deve desvalorizar a doença.

O primeiro-ministro terminou no passado dia 8 um período de isolamento de sete dias, depois de ter sido infetado com o vírus que provoca a covid-19.
Alinhamento da reunião
A reunião será aberta com intervenções do especialista em saúde pública da DGS Pedro Pinto Leite e do epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) Baltazar Nunes que vão fazer a “caracterização da situação epidemiológica” da covid-19 no país.

Seguir-se-á uma apresentação da investigadora Ana Paula Rodrigues do INSA, com o título “Vigilância na fase de recuperação da pandemia”, e do investigador Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, com o tema “Covid-19: Da emergência à endemia”.

Por fim, a pneumologista Raquel Duarte, da ARS Norte e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, apresenta as “recomendações para a gestão da covid-19”.



c/Lusa
PUB