COVID-19: Santos Silva diz que líderes europeus não podem voltar a ser "esquizofrénicos"

por Antena 1

Foto: André Kosters - Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu quarta-feira que os líderes europeus não podem ser "esquizofrénicos" em relação ao coronavírus como na crise financeira e, num momento, aprovar medidas para contrariar a recessão económica e depois castigar a sua execução.

Augusto Santos Silva participou esta tarde no debate no Parlamento sobre as prioridades da presidência do Conselho da União Europeia e a participação de Portugal na Cooperação Estruturada Permanente.

Em resposta ao deputado do CDS-PP João Almeida, o ministro dos Negócios Estrangeiros quis sossegar o centrista lembrando que, na videoconferência que reuniu na terça-feira todos os membros do Conselho Europeu, a intervenção do primeiro-ministro, António Costa, foi justamente esta: "Nós não podemos voltar a ser - se me permite a expressão, apenas metafórica - esquizofrénicos".

"Num momento, aprovar que precisamos de contrariar a recessão económica, e esse é o nosso objetivo essencial, e temos que pôr entre parenteses a disciplina orçamental, e, no momento seguinte, estar a castigar a nossa própria execução do nosso compromisso. E isso desta vez não sucederá", assegurou.

c/Lusa
pub