CPLP quer criar canal de televisão próprio

| País

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai organizar em Março uma mesa redonda internacional em Lisboa para criar um canal de televisão próprio, intitulado TV CPLP, foi hoje anunciado.

Segundo o relatório da 14ª Reunião de Pontos Focais de Cooperação da CPLP, iniciada segunda-feira e que hoje chegou ao fim, a iniciativa vai decorrer de 05 a 07 de Março próximo e nela serão estudadas as formas como os operadores públicos de televisão de cada um dos "oito" podem levar o projecto por diante.

Além do envolvimento do secretariado executivo da comunidade, o projecto será co-organizado também pela UNESCO e pela Comissão Nacional Portuguesa da mesma organização das Nações Unidas.

Na mesa redonda, que contará com a participação de representantes dos meios de comunicação audiovisuais dos "oito", será também debatida a potencialidade de criação de uma Plataforma de Partilha de Conteúdos Televisivos em Língua Portuguesa entre os Estados membros da CPLP.

Portugal, através do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), e a própria CPLP serão os financiadores da mesa redonda.

Na reunião dos Pontos Focais da CPLP ficou também decidido, entre outras questões, que o Fórum sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, iniciativa da presidência guineense da comunidade, vai decorrer em Lisboa em Outubro ou Novembro deste ano.

O Fórum, segundo o documento, terá como principal ponto a reflexão "tão alargada quanto possível" sobre o tema, "proporcionando aos representantes dos Estados membros a possibilidade de um balanço da concretização, nos respectivos países, dos objectivos prioritários estabelecidos na Declaração do Milénio".

A informação mais vista

+ Em Foco

Neste Manual do Brexit, explicamos em 12 pontos o que está em causa e os cenários que se colocam.

    Rosa Luxemburgo, "uma das melhores cabeças do socialismo internacional", foi assassinada há 100 anos.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.