Crato garante que tudo será feito para dignificar diplomas académicos

O ministro da educação garante que o desfecho do caso Lusófona prova que tudo foi feito para dignificar o diploma académico. A RTP teve acesso ao resultado da inspeção geral de educação que prova que 105 alunos vão perder o grau académico.

Antena 1 /

Foto: Estela Silva, Lusa

O ministro da Educação, Nuno Crato explica que foram seguidos todos os procedimentos e que a Inspeção Geral de Educação e Ciência inspecionou dezenas de processos e que foi discutido e analisado com os órgãos da universidade todo o processo de inspecção.

Nuno Crato diz ainda que: “O que podemos garantir a todos e que tudo fazemos para dignificar o diploma académico e para garantir que o diploma académico corresponde de facto a formação nele indicado.”


Entre os casos de alunos que perdem os graus académicos, estão dois comandantes da Polícia Municipal de Lisboa, alguns autarcas, maçons, e até uma assistente convidada pela própria universidade.

Informações apuradas pela RTP, entre os anos de 2006 e 2012 há 152 processos académicos com irregulares nas áreas de Ciência Política, Engenharias, Direito, Arquitectura, mas em especial o curso "Estudos de Segurança" que lidera o número de licenciaturas anuladas.

Quanto ao processo relacionado com a licenciatura de José Relvas, o assunto ainda não está resolvido.

O ex-ministro alega que a anulação da licenciatura não pode avançar.

Um caso que já se arrasta há mais de um ano em tribunal.
PUB