Criança morreu no Hospital São João, suspeita de salmonelas
Uma criança de três anos morreu no Hospital São João (Porto), alegadamente devido a uma intoxicação por salmonelas, suspeita que poderá ser confirmada com os resultados da investigação bacteriológica pedida pelas autoridades de saúde, disse fonte hospitalar.
Segundo a fonte, a criança residia em Friande, Felgueiras, e faleceu terça-feira no Hospital São João, no Porto, depois de ter estado internada no Hospital de Guimarães, na companhia de um irmão de sete anos.
A fonte acrescentou que a delegação de Saúde de Guimarães anunciará até sexta-feira os resultados da investigação bacteriológica às causas da morte.
Uma outra criança, vizinha dos dois irmãos, também recebeu tratamento hospitalar em Felgueiras, devido a febre e diarreia, e as autoridades suspeitam que os sintomas tenham sido provocados por salmonelas existentes em água de poços da zona que terá sido ingerida pelas crianças, adiantou.
Inicialmente os familiares temeram tratar-se de meningite, mas esta hipótese veio a ser afastada pelos médicos.
A criança que morreu, um menino de três anos, deu entrada no Hospital de Felgueiras na segunda-feira, juntamente com o irmão, de sete anos.
Transportados para o Hospital de Guimarães, os dois irmãos foram atendidos na urgência, tendo-lhes sido diagnosticada uma "desidratação grave", supostamente provocada por gastrenterite.
Na terça-feira, o estado de saúde do irmão mais novo agravou-se, obrigando à transferência da criança para o Hospital São João do Porto, onde acabou por falecer.