Crianças do Baixo Alentejo "limpam paisagem"
Crianças de oito concelhos do Baixo Alentejo vão ajudar a "limpar a paisagem" a partir de quarta-feira, numa iniciativa que visa assinalar o Dia Mundial do Ambiente e sensibilizar para a protecção da natureza, anunciou a organização.
Trata-se de uma iniciativa da Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão do Ambiente (AMALGA), que vai envolver, até 07 de Junho, toda a comunidade escolar, incluindo alunos, professores e encarregados de educação.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da AMALGA, Manuel Camacho, explicou hoje que as crianças vão limpar, de uma forma simbólica e voluntária, áreas de lazer nos respectivos concelhos do distrito de Beja.
A iniciativa, que abrange os municípios associados da AMALGA, prevê a "limpeza simbólica" de vários locais, como a Mata da Barragem de Alqueva, em Moura, a Barragem do Monte da Rocha, em Ourique, ou a Ciclovia da cidade de Beja.
"A acção de limpeza pretende sensibilizar as pessoas para a importância de manter hábitos consentâneos com a protecção do ambiente", justificou Manuel Camacho, defendendo a necessidade de alertar a população em geral para manter os espaços limpos.
"É uma forma de despertar a consciência colectiva para a necessidade de dar um destino adequado aos lixos que, muitas vezes, deitamos para o chão", realçou.