Crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência aumentaram mais de 200% em cinco anos

por Antena 1

Foto: RTP

São dados oficiais. Os crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência aumentaram mais de 200 por cento, em Portugal, durante os últimos cinco anos.

É o que demonstram os dados de todas as polícias, congregados nas Estatísticas da Justiça, da responsabilidade da Direção-Geral da Política de Justiça.

Em 2020, as forças de segurança tinham registado pouco mais de 130 crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência no país. Um número que disparou para mais de 420 crimes, em 2024.

Entrevistada pela agência Lusa, a investigadora Rita Guerra, do ISCTE, considera que a resposta das autoridades portuguesas a este fenómeno tem sido ridícula. A investigadora que coordenou o projeto "kNOwHATE", que estudou o discurso de ódio 'online' em Portugal, pede mais investimento nesta área.

Hoje assinala-se o Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, instituído pelas Nações Unidas.
PUB