Dalai Lama chega hoje a Portugal

O líder espiritual tibetano chega hoje a Lisboa para uma visita de cinco dias durante a qual realizará ensinamentos, uma conferência pública assim como encontros com deputados portugueses e com o presidente da Assembleia da República.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A agenda de Dalai Lama, prémio Nobel da Paz em 1989 inclui ainda um encontro com o Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio.

Dalai Lama desloca-se a Portugal entre hoje e domingo a convite de várias instituições, como a Casa da Cultura do Tibete, Fundação Kangyur Rinpoche, União Budista Portuguesa e Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Segundo a organização, do seu programa fazem parte três dias de Ensinamentos, entre quinta-feira e sábado, na Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, e uma Conferência Pública, com o tema " O Poder do Bom Coração ", que decorrerá domingo no Pavilhão Atlântico.

Além destes dois eventos será também recebido hoje na Assembleia da República pela Comissão de Negócios Estrangeiros - a pedido dos respectivos deputados - e na quinta-feira terá uma audiência com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

Para sexta-feira está previsto um encontro com o Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, assim como uma recepção oferecida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.

No domingo, antes da conferência pública, Dalai Lama participará, no átrio da Mesquita de Lisboa, num encontro inter-confessional que reunirá os representantes das principais comunidades religiosas existentes em Portugal.

No decorrer da visita a Portugal, o Dalai Lama também manterá encontros com entidades estrangeiras como Philippe Douste-Blazy, Conselheiro do Presidente francês Sarkozy, e com Louis Charles Viosa, Embaixador da França para o fenómeno da SIDA.

O 14/o Dalai Lama Tenzin Gyatso, galardoado em 1989 com o Nobel da Paz, visitou pela primeira vez Portugal em Novembro de 2001, tendo estado em Lisboa, no Porto e no Santuário de Fátima.

Nascido em 1935 no nordeste do Tibete, o Dalai Lama vive no exílio em Dharamsala, no norte da Índia, desde que fugiu do país em 1959, depois da invasão chinesa.

PUB