Debate Mendes-Menezes será na SIC Notícias entre 17 e 20 Setembro

O debate televisivo entre os dois candidatos à liderança do PSD, Luís Filipe Menezes e Marques Mendes, será na SIC Notícias entre 17 e 20 de Setembro, disse hoje à Lusa a direcção de campanha do actual líder.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Confrontado pela Lusa com as críticas da campanha de Menezes, que acusou Marques Mendes de "indisponibilidade" para agendar o debate, Campos Ferreira atribuiu a delonga a complicações no processo negocial com os diferentes canais interessados na transmissão, que, referiu, foi entretanto concluído.

"Vimo-nos na obrigação de escolher um canal de televisão e escolhemos a SIC Notícias, primeiro porque foi quem fez o debate há dois anos, e da parte da RTP não houve qualquer interesse na altura. Agora, veio ao encontro do que era para nós o interesse máximo - fazer o debate partilhado, aberto a todos os canais interessados", afirmou o membro da direcção da campanha.

Esta, esclareceu, era a única solução plausível, depois de a RTP ter rejeitado uma solução que os outros interessados - SIC Notícias, Porto Canal e TV Net - tinham aceite: um debate partilhado, organizado pela Lusa TV.

"Surgiu a possibilidade de fazer um debate partilhado, pela Lusa TV, a SIC Notícias mostrou-se disponível, tal como as restantes operadoras; a RTP foi completamente intransigente, dizendo que o debate tinha de ser realizado por eles, com os meios deles e jornalistas deles", disse Campos Ferreira.

Perante esta reposta, adiantou, "não fazia sentido permitir o debate na RTP, que inviabilizou a solução que era mais do nosso interesse".

"A nossa candidatura desde o início comunicou que só aceitaria fazer um debate e por isso convidámos as operadoras a encontrarem uma plataforma de entendimento de forma a incluir todas as televisões", adiantou.

As partes irão definir posteriormente qual a data do frente-a-frente, no intervalo entre 17 e 20 de Setembro.

A candidatua de Menezes atribuiu hoje a responsabilidade pelo atraso nas negociações à candidatura de Marques Mendes.

"Os adiamentos de resposta por parte da candidatura do presidente demissionário do PSD a que temos vindo a assistir diariamente são um desrespeito, não só para quem formula o convite, mas também para os milhares de militantes e dirigentes do PSD que querem conhecer em profundidade quais as propostas e ideias que os candidatos pretendem executar, quer no âmbito do partido, quer no âmbito nacional", disse fonte da lista de Menezes.

Confrontado pela Lusa, Campos Ferreira afirmou que a candidatura "tem estado calada relativamente às críticas por estar a tratar do processo negocial com as televisões".

PUB