Dijsselbloem mostra "visão radical que toca a xenofobia"

por RTP

Foto: Eric Vidal - Reuters

O comentador da RTP Filipe Vasconcelos Romão diz que as palavras do presidente do Eurogrupo fazem parte de uma linha de "declarações infelizes" dos últimos anos sobre países que recorreram à assistência financeira.

Filipe Vasconcelos Romão sublinha que este é mais um elemento de pressão para demitir o presidente do Eurogrupo, após o fracasso dos trabalhistas holandeses, partido de Jeroen Dijsselbloem, nas eleições da semana passada.

Em entrevista ao diário alemão Frankfurter Allgemeine, no passado domingo, o presidente do Eurogrupo disse que os países do sul gastam o dinheiro todo em "copos e mulheres" e depois pedem ajuda.

As declarações de Jeroen Dijsselbloem foram publicadas já no passado domingo mas só esta terça-feira foram amplamente divulgadas. O Presidente do Eurogrupo foi confrontado no Parlamento Europeu e recusou desculpar-se.

O comentador RTP para Assuntos Internacionais considera que estas declarações do ministro holandês das Finanças demonstram "uma visão radical que toca a xenofobia", que só é possível num contexto de "desarticulação" entre os países europeus.

Filipe Vasconcelos Romão realça o cenário complexo a nível eleitoral, que leva à penalização dos países do sul a nível interno de forma a preservar o poder. 

"A crise das dívidas soberanas e a fragmentação entre o sul e o norte (...) permite que hoje se façam declarações deste género", refere.

A situação já levou ao pedido de demissão por Augusto Santos Silva, que considerou, em nome do Governo português, que as estas são declarações "muito infelizes e, do ponto de vista português, absolutamente inaceitáveis".
pub