DECO recebe 10 telefonemas por dia de associados de Lisboa sobre gripe das aves

A sede de Lisboa da Associação para a Defesa dos Direitos dos Consumidores - DECO está a receber, por dia, cerca de uma dezena de telefonemas de associados preocupados com a o vírus da gripe das aves, disse à agência Lusa fonte da instituição.

Agência LUSA /

"Começamos a receber telefonemas em Outubro, mas o número aumentou a partir de Fevereiro quando a gripe das aves chegou à Europa. Neste momento recebemos por dia cerca de uma dezena de chamadas só na sede de Lisboa, fora as delegações do país", disse Graça Cabral da DECO.

Devido ao elevado número de associados preocupados com o vírus da gripe H5N1 - que continua a ser manchete nos órgãos de comunicação social - a Associação decidiu colocar o tema em destaque na sua página da Internet.

Os técnicos alimentares da DECO têm dado informação sobre o vírus a todos os funcionários que atendem as chamadas dos associados, desde as telefonistas ao serviço de "call center".

"As pessoas perguntam, nomeadamente, se podem consumidor frango, onde o podem comprar em segurança, se há risco em comer peru, pato, ovos ou pasta de fígado", adiantou Graça Cabral.

Na sua página de Internet, a DECO responde às principais dúvidas dos associados: como se faz o contágio, quem corre maior risco, quem deve receber a vacina da gripe, quais os sintomas da doença e quem contactar e se podemos consumir carne de aves e ovos.

A Associação salienta que a situação "não é, neste momento, alarmante", apesar de surgirem todos os dias novos casos da doença em aves de diferentes pontos da Europa.

A estirpe H5N1 do vírus da gripe das aves matou desde 2003 dezenas de pessoas, sobretudo na Ásia, e devastou criações de aves domésticas.

Este ano a gripe das aves chegou a vários países da Europa, mas até agora provocou apenas a morte de animais.

Os cientistas estão preocupados com a possibilidade de o vírus sofrer uma mutação que o torne facilmente transmissível entre humanos, o que provocaria uma pandemia de gripe.

PUB