Defesa. Governo reorganiza setor empresarial público

por RTP
Treino da NATO em Setúbal Reuters

O executivo anunciou a centralização numa empresa unificadora das funções de agente da internacionalização da indústria da Defesa. O governo determinou a conclusão da liquidação da EMPORDEF SGPS, a reestruturação da Plataforma das Indústrias de Defesa Nacional e a redução das empresas existentes de 12 para 8.

O Governo prevê que sejam passadas para a Plataforma das Indústrias de Defesa Nacional – IdD – as participações do Estado nas 8 empresas: a)OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A; b) Arsenal do Alfeite, S.A.; c) Navalrocha - Sociedade de Construção e Reparações Navais, S.A.; d) EEN – Empordef Engenharia Naval, S.A; e) EID - Empresa de Investigação e Desenvolvimento de Eletrónica, S.A.: f) EMPORDEF - Tecnologias de Informação, S.A. (ETI); g) EDISOFT - Empresa de Serviços e Desenvolvimento de Software S.A. (EDISOFT, S.A.) e h) Extra – Explosivos da Trafaria, S.A.

A empresa, unificadora, terá a tutela financeira e setorial e deverá apostar na internacionalização da indústria de Defesa. A reestruturação resulta de um despacho conjunto do Ministério das Finanças e do Ministério da Defesa Nacional, de 30 de dezembro de 2019.

“A Economia da Defesa é estratégica para o crescimento económico do país”
, refere o executivo em comunicado, lembrando a já expressiva capacidade do setor de produzir riqueza,e mprego e exportações”.

“Cumprindo uma das prioridades do Programa do Governo, são assim criadas condições para que o perímetro de participações do Estado esteja mais preparado para estabelecer sinergias com o setor privado e mais capaz de alavancar os novos instrumentos financeiros, nacionais e europeus, numa linha de criação de valor que, simultaneamente, responda aos compromissos assumidos perante a NATO e na UE, designadamente na PESCO (Cooperação Estruturada Permanente)”, refere o comunicado.
pub