Depressão Nils traz chuva e vento fortes apesar de não afetar diretamente Portugal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje que são esperados, na quarta-feira, chuva e vento por vezes fortes devido à depressão Nils, que não irá afetar diretamente Portugal continental.
Num comunicado, o IPMA refere que o continente português "não será influenciado diretamente pela depressão Nils", que "tem associado um sistema frontal que transporta uma massa de ar quente e húmido para a Península Ibérica".
"Assim, para dia 11 está prevista chuva persistente e por vezes forte nas regiões Norte e Centro, sendo menos intensa na região Sul", acrescenta o instituto.
De acordo com o IPMA, o vento irá soprar por vezes forte, com rajadas até 75 km/h, podendo atingir 100 km/h nas terras altas, em particular nas regiões a norte do rio Mondego.
Quanto à agitação marítima, "continua forte na costa ocidental", prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima a norte do Cabo Mondego.
O IPMA já emitiu avisos amarelo e laranja para chuva, vento e agitação marítima.
Estão com aviso laranja devido à previsão de chuva "persistente e por vezes forte" os distritos de Coimbra, Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga.