Derrocada na falésia da Praia da Ursa

| País

|

Uma pessoa morreu na sequência de uma derrocada na praia da Ursa, em Sintra. Uma outra mulher ficou ferida com gravidade. Ambos estariam a acampar na praia da altura em que se desprenderam algumas rochas da arriba.

A vítima mortal é um cidadão de nacionalidade brasileira, de cerca de 40 anos. Para o local foi acionado um helicóptero da Força Aérea, que retirou da praia de difícil acesso uma mulher ferida, de nacionalidade alemã. A vítima, de 40, foi transportada para o Hospital de S. José e está estável apesar de apresentar vários traumatismos.

O grupo, no total de cinco pessoas, estavam a acampar na praia, "numa zona de imenso perigo", no sopé de uma arriba de cerca de 150 metros, como relata o comandante da capitania do Porto de Cascais, em declarações aos jornalistas. Os restantes três elementos do grupo, que não ficaram feridos, saíram do local pelo próprio pé.


O comandante revelou que deveria estar uma placa de perigo na praia da Ursa, mas admitiu que ela foi vandalizada. No entanto, refere que entre esta praia e o cabo da Roca, há cerca de uma dezena de placas a sinalizar o perigo de queda de arribas.

Os técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente estão agora a proceder a uma avaliação da praia, para avaliar da necessidade de interditar ou não o areal.

A informação mais vista

+ Em Foco

O antigo procurador-geral da República do Brasil revelou à RTP que já recebeu várias ameaças de morte e defendeu uma reforma profunda do sistema político brasileiro.

Quando Ana Paula Vitorino indicou Lídia Sequeira, a economista ainda era gerente da sua empresa, o que viola a lei em matéria de incompatibilidades e o dever de imparcialidade.

Em seis anos, as investigações sucederam-se, sem poupar ninguém, da política ao futebol e à banca, seguindo a bandeira da ainda procuradora geral, o combate à corrupção.

    O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.