Desacatos entre polícia e um grupo de amigos origina dois feridos

Moita, Setúbal, 12 Mar (Lusa) - Desacatos entre a polícia e um grupo de amigos causou na noite de terça-feira dois feridos, um deles polícia, na Baixa da Banheira, concelho da Moita, que necessitaram de receber tratamento hospitalar.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O caso começou quando o proprietário de um estabelecimento comercial tentava retirar das suas instalações um indivíduo que se apresentava em estado de embriaguez, contando com a ajuda dos seus restantes quatro amigos que também o queriam retirar do local, mas a presença da polícia no local acabou por causar mais problemas.

O grupo de cinco indivíduos ao aperceber-se da presença de dois agentes da PSP da Baixa da Banheira uniu-se e os problemas aumentaram, quando os agentes tentavam dissuadir a situação.

"Um carro de patrulha ia a passar no local e parou ao aperceber-se de desacatos na via pública. Os problemas aumentaram com a presença dos agentes e estes pediram reforços e um deles avançou, mas os membros do grupo absorveram-no e agrediram-no", explicou à Lusa o comandante da esquadra da PSP da Baixa da Banheira, Sub-Comissário Fernandes.

"O outro colega ao ver a situação retirou do carro a `shotgun` e efectuou um disparo para o ar com bala de borracha e aí o indivíduo que aparentava estar embriagado dirige-se para ele e mete as mãos no cano para lhe retirar a arma, agredindo-o com uma joelhada. O agente, que por momentos ficou sem a arma e também sem cassetete, reagiu para se defender e no puxa de um lado e outro aconteceu um tiro fortuito que atingiu o indivíduo no peito", acrescentou.

Os indivíduos, incluído o que foi ferido pelo tiro, ainda tentaram fugir mas foram interceptados pelos reforços da PSP e foi pedida uma ambulância para dar auxilio ao ferido, que deu entrada no hospital do Barreiro, assim como o agente que esteve envolvido com ele.

"O agente recebeu alta uma hora depois de ter entrado no hospital e o indivíduo que foi atingido pela bala de borracha recebeu alta hoje. O outro polícia no local foi agredido mas não necessitou de receber tratamento hospitalar", explicou o comandante, que confirmou a presença do Corpo de Intervenção da PSP no local.

Devido à necessidade de receber tratamento hospitalar, o indivíduo não foi detido, tendo sido realizado um auto de notícia que agora vai seguir os trâmites normais do inquérito, estando também a ser averiguada a acção dos agentes envolvidos.

AYL

Lusa/Fim


PUB