Descarrilou um Alfa Pendular em Soure, distrito de Coimbra

por RTP
Rádio Popular de Soure

O descarrilamento do comboio em Soure, distrito de Coimbra, obrigou a deslocar para o local 144 operacionais e 29 viaturas. Confirma-se entretanto a existência de duas vítimas mortais, seis feridos graves e 19 feridos ligeiros entre os 212 passageiros a bordo.

O descarrilamento terá ocorrido cerca das três e meia da tarde quando a composição embateu num veículo de reparação de catenárias que estava a fazer uma intervenção técnica na linha.
De acordo com fontes no local, o maquinista terá ficado encarcerado. Há para já a confirmação da morte de duas pessoas e a existência de sete feridos graves e três dezenas de feridos ligeiros entre os 212 passageiros.

Mário Jorge, presidente da Câmara Municipal de Soure, confirmou que no local do descarrilamento de um alfa pendular já estão presentes equipas do INEM, num acidente que regista feridos que estão a ser evacuados do local.

Face à dimensão do acidente, está a ser montado um hospital de campanha no local.

O comandante distrital da Proteção Civil, Carlos Tavares, adiantou que todos os feridos já foram retirados da composição e transportados para o Hospital de Coimbra.

O comboio seguia no sentido sul-norte - tendo saído de Santa Apolónia, em Lisboa, às 14:00, com destino final Braga - e o descarrilamento ocorreu após o embate entre o Alfa Pendular e uma máquina de trabalho, tendo o alerta sido dado às 15:30, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O acidente ocorreu, pelas 15:30, perto da vila de Soure, junto à localidade de Matas, na região Centro.

Entretanto, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa já lamentou o acidente numa nota deixada no site da Presidência.

"O Presidente da República lamenta o grave acidente ferroviário desta tarde na Linha do Norte, de cujos detalhes foi informado pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, apresentando sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas mortais e desejando rápidas melhoras aos numerosos feridos, aguardando os resultados das investigações técnicas e judiciais", pode ler-se na nota de Marcelo Rebelo de Sousa.

À RTP3, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou a necessidade de se apurar as circunstâncias em que ocorreu este acidente.
pub