Descoberto antibiótico capaz de matar bactérias multirresistentes

por RTP

Uma investigação internacional descobriu um novo antibiótico capaz de matar bactérias multirresistentes. Foi revelado um composto com propriedades antibióticas que é capaz de matar várias bactérias resistentes aos fármacos atualmente disponíveis. Esta descoberta poderá vir a representar uma revolução no mundo dos antibióticos.

O médico João Gonçalves Pereira explica que a introdução de novos antibióticos tem sido muito limitada, sendo que esta "poderá ser uma descoberta importante que trará vantagens no tratamento deste tipo de bactérias".
 
"Esta forma de descobrir antibióticos pode abrir portas à descoberta de muitos outros antibióticos e que pode ser extremamente inovadora", disse em entrevista ao Bom Dia Portugal.
 

O clínico, especialista em medicina interna, recorda que é extremamente importante que a toma de antibióticos seja feita exclusivamente no tratamento de bactérias que causam as infeções.  
 
"Se estivermos com outro tipo de situações como gripes e constipações, que são habitualmente de causa viral, esses antibióticos não servem de nada", podendo mesmo acabar por criar resistências, explicou na RTP.
pub