Desconfinar em segurança só com centenas de milhares de testes por dia

por Antena1

Foto: EPA

O presidente executivo da Unilabs considera que são manifestamente insuficientes os testes COVID que Portugal está a fazer atualmente.

Em entrevista à Antena1, Luís Menezes defende que para desconfinar é necessário fazer centenas de milhares de testes diariamente, garante que há capacidade instalada para concretizar seja qual for a meta do governo e alerta para o problema dos exames que ficaram por fazer neste ultimo ano. 

Quase um ano depois da declaração de Pandemia, a Unilabs já fez 900 mil testes ao SARS-COV-2, e foi responsável pela introdução em Portugal do sistema de testagem em “Drive Thru”. Um trabalho que começou a ser preparado quando a COVID atingiu em cheio Itália, e que não trouxe lucros porque os outros exames caíram 40%. 

Um ano depois, o vírus tirou a vida a mais de 16 mil portugueses e infetou quase um milhão. O presidente executivo da Unilabs considera que Portugal está agora a testar pouco, e que um desconfinamento só se pode fazer com centenas de milhares de testes diários. 

Declarações de Luís Menezes em conversa com a jornalista Isabel Cunha
pub