Desembarque irregular obriga a protocolo de segurança no Aeroporto de Lisboa

por RTP
RTP com Lusa

O Aeroporto de Lisboa foi parcialmente evacuado no domingo por razões de segurança. O alerta de segurança foi provocado por um voo proveniente de Dakar, seguido de desembarque irregular, não tendo sido utilizado o protocolo de triagem dos passageiros.

Com tal "erro" o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras resolveu acionar um protocolo de segurança para a designada limpeza de área com o consequente encerramento de fronteiras.  Durante esse período ficou vedado o desembarque a todos os voos internacionais.

Segundo fonte do Ministério da Administração Interna, citada pela agência Lusa, houve um problema no processamento de um grupo de passageiros que chegou a Lisboa, vindo de Dakar, depois de o autocarro que os transportou do avião até ao terminal os ter desembarcado numa porta destinada a passageiros provenientes do espaço Schengen, o espaço europeu de livre circulação de pessoas.

A fonte do MAI disse ainda à Lusa que devido a este erro os passageiros do voo proveniente do Senegal misturaram-se com os outros, sem terem sido submetidos aos controlos habituais de segurança para passageiros de fora da Europa.

A zona internacional do aeroporto foi isolada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para as autoridades poderem proceder à verificação documental de todos os passageiros.

A mesma fonte confirmou que o incidente provocou atrasos no funcionamento regular do aeroporto, sem avançar números sobre os passageiros envolvidos ou voos foram afetados, remetendo mais informações para a ANA - Aeroportos.

Depois da verificação de segurança, as fronteiras foram reabertas e o aeroporto está agora a funcionar normalmente, apesar de alguns atrasos.

A ANA - Aeroportos confirmou que esta operação de segurança, classificada como "erro de operação", provocou atrasos de 30 a 45 minutos.
pub