Deslizamento de terras em Lisboa provoca 27 desalojados

por RTP
Tiago Petinga - Lusa

Um deslizamento de terras na Rua Damasceno Monteiro, em Lisboa, provocou danos em quatro edifícios de habitação e levou à retirada de 27 pessoas.

O deslizamento afetou quatro prédios, tendo dois deles sofrido danos estruturais.

O vereador da Proteção Civil Carlos Castro adiantou que, após o primeiro reconhecimento das condições de estabilidade dos edifícios, foi necessário retirar 27 pessoas de quatro edifícios, tendo havido apenas um ferido ligeiro - um homem que sofreu algumas escoriações.



A meio da manhã, os bombeiros e a Proteção Civil estava a proceder à verificação das condições de habitabilidade dos quatro edifícios afetados pelo deslizamento de terras.

Para o local seguiram elementos da Proteção Civil, com vista a analisar a situação e proceder ao realojamento dos 27 moradores retirados dos três edifícios.

“Há algumas áreas que não estão em condições de serem habitadas, mas vamos proceder a uma avaliação técnica mais fina”, afirmou à RTP Carlos Castro.

Os moradores - idosos, na maioria - foram transportados para uma sala da junta de freguesia.

Paulo Jerónimo, Ana Raquel Leitão - RTP

Os estragos são apenas visíveis nas traseiras dos edifícios.

Ismael, um dos moradores do número 106, disse à agência Lusa que, entre as 5h30 e as 5h40, sentiu um abalo muito forte e quando foi à janela reparou que as garagens estavam rebentadas e que do chão parecia sair fumo.

"Quando a minha mulher foi à janela das traseiras, viu que o muro que nos separa do condomínio que há na Graça tinha ruído e as terras avançaram em direção ao nosso edifício", contou.
Tópicos
pub