Deslizamento de terras na origem de acidente que vitimou dois trabalhadores

O acidente de trabalho em que hoje, em Leiria, morreram dois trabalhadores da construção civil foi provocado por "um deslizamento de terras", disse à Agência Lusa o Comandante Operacional Distrital (CODIS), José Manuel Moura.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Segundo este responsável pela protecção civil, "as causas [do deslizamento] estão ainda por esclarecer".

Além dos dois mortos - que ficaram soterrados -, cujas idades não foram ainda divulgadas, o acidente provocou ainda ferimentos ligeiros num terceiro trabalhador que se encontrava nas proximidades.

Também um empreiteiro da obra teve de receber tratamento hospitalar, por se ter sentido indisposto na sequência do acidente.

Os corpos foram transportados para o gabinete de Medicina Legal do Hospital de Santo André, em Leiria, que dista cerca de uma centena de metros do local do acidente, ocorrido nas fundações de um prédio em construção, na rua Paulo VI.

Nas operações de socorro estiveram envolvidos 14 homens dos Bombeiros Municipais e Voluntários de Leiria, apoiados por cinco viaturas, entre as quais uma do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

No local do acidente encontram-se já elementos da PSP e do Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT).

Uma responsável da delegação de Leiria do IDICT disse aos jornalistas que irá ser "aberto um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente" e que as obras irão ser suspensas até à conclusão desse inquérito.

PUB