Despiste de ligeiro no IC2 mata cinco peregrinos em Condeixa

O despiste de um veículo ligeiro no IC2 em Cernache, no distrito de Coimbra, matou cinco pessoas e provocou vários feridos. Entre as vítimas, que iam em peregrinação para Fátima, estão crianças que faziam parte de um grupo de escuteiros. As vítimas mortais e os feridos já foram encaminhados para os Hospitais de Coimbra. O grupo de 80 peregrinos era de Mortágua.

RTP /

Reportagem de Manuel Alegre Portugal e Paulo José Oliveira

Cinco feridos do acidente foram internados no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e três deles estavam às 11:00 em estado considerado estável, informou fonte hospitalar.

De acordo com a mesma fonte, deram entrada no hospital seis feridos, um dos quais um jovem de 17 anos que acabou por falecer, elevando para cinco o número de vítimas mortais entre o grupo de cerca de 80 peregrinos que se dirigiam para Fátima, com origem em Mortágua, pelo IC2, em Cernache (Coimbra), após o despiste de um automóvel.

Cerca das 11:00 permaneciam quatro doentes nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e um no Hospital Pediátrico (HP), acrescentou. Este último é um jovem de 16 anos, que "está clinicamente estável e vai permanecer em observação nas próximas horas", revelou.

Entre os doentes referidos pelo hospital encontra-se "uma mulher de 23 anos com fraturas dos membros inferiores e de um membro superior" que estava a ser operada a meio da manhã.

O hospital destaca ainda que um homem de 71 anos e um de 64 anos "são politraumatizados e estão clinicamente estáveis".

As vítimas integravam um grupo de 80 peregrinos de Mortágua, dez das quais foram atingidas por um automóvel.

De acordo com o Destacamento de Trânsito de Coimbra da GNR, as cinco vítimas mortais têm entre os 17 e os 53 anos.

Acidente no IC2

O acidente ocorreu hoje às 04:00 no IC2, quando uma viatura que seguia no sentido Coimbra/Condeixa se despistou colhendo os peregrinos, que seguiam a pé no mesmo sentido, mas na faixa contrária.

Os restantes 70 peregrinos do grupo foram acolhidos no quartel dos Bombeiros Voluntários de Condeixa e está a ser providenciado transporte destes peregrinos para Mortágua num autocarro da Câmara de Condeixa e outro da Câmara de Mortágua.

No local, estiveram os Bombeiros Sapadores de Coimbra, os Bombeiros Voluntários de Condeixa, o INEM e a GNR, num total de 51 elementos, ajudados por 22 viaturas.

Fátima recorda vítimas
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, lembrou este sábado as vítimas mortais e os feridos do acidente que ocorreu durante a madrugada, em Cernache, Coimbra, e pediu orações pelos seus familiares.

"Na eucaristia deste dia vamos ter particularmente presentes as cinco vítimas mortais do acidente desta madrugada em Cernache, pedir pelos quatro feridos graves que se encontram no hospital", afirmou Carlos Cabecinhas. 

Na missa das 11:00, na Basílica da Santíssima Trindade, o reitor do Santuário de Fátima pediu, também, aos fiéis para rezar pelos familiares das vítimas que "vivem um momento de dor e se interrogam sobre o porquê de um momento assim".

"Vamos também confiar à misericórdia do Senhor aqueles que faleceram", disse ainda o sacerdote. 

O condutor do automóvel que atropelou os peregrinos foi constituído arguido e vai ser ouvido em tribunal segunda-feira, revelou fonte da GNR à Lusa.

(c/Lusa)

 

PUB