Despiste fez três mortos e um ferido na Auto-estrada 41

Um acidente ocorrido esta segunda-feira na Auto-estrada 41, junto à saída de Alfena, Valongo, fez três mortos e um ferido. As vítimas mortais foram colhidas por um automóvel quando trabalhavam em obras de reparação na berma.

RTP /
O carro despistou-se e varreu a berma da estrada, matando três trabalhadores José Carlos Costa, Lusa

O acidente deu-se por volta das 11h20. A viatura em causa despistou-se ao quilómetro 15 da A41, no sentido Paços de Ferreira/Ermesinde, e lançou-se para a berma da estrada completamente descontrolada, explicou à RTP o tenente Silva Lopes, da GNR.

Na berma, encontravam-se três trabalhadores de uma empresa associada à concessionária daquela auto-estrada, que cumpriam obras de reparação. Foram colhidos pelo automóvel.

Os três homens tiveram morte quase imediata. O condutor do veículo ligeiro que se despistou ficou ferido e encarcerado no interior do automóvel.

Após os trabalhos de desencarceramento, foi levado ao Hospital de São João a bordo de um helicóptero do INEM, encontrando-se fora de perigo.

Uma testemunha no local descreveu o acidente à RTP: "Estavam três funcionários a trabalhar com uma máquina. Vi um pelo ar e outros dois foram arrastados pela máquina".

Ainda não se sabe o que poderá ter estado na origem do despiste.

A A41 esteve cortada nos dois sentidos durante quase duas horas. Os representantes da empresa responsável pela obra não quiseram falar aos jornalistas.

Terceiro atropelamento em duas semanas

No espaço de apenas duas semanas este é o terceiro atropelamento violento envolvendo vários peões.

Primeiro foram quatro crianças, atropeladas por um taxista numa passadeira no Porto, e no passado sábado dois jovens em Gondomar.

Estes acidentes confirmam a tendência dos últimos anos, que coloca portugal como um dos países com maior número de atropelamentos.

Em 2007 foram atropeladas mais de seis mil pessoas, das quais 137 morreram e 619 ficaram gravemente feridas.

Um dos atropelamentos mais graves ocorreu em Novembro no Terreiro do Paço, em Lisboa, tendo vitimado duas mulheres que atravessam uma passadeira.
PUB