Despoluição do rio Tinhela vai custar 1,5 milhões de euros
A despoluição do rio Tinhela, em Vila Pouca de Aguiar, orçada em 1,5 milhões de euros, deverá estar concluída na Primavera de 2008, anunciou hoje fonte da autarquia local.
Segundo o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, aquela verba será aplicada na construção de uma rede de saneamento em 11 localidades da zona nascente do concelho e em estações de tratamento de águas residuais.
Segundo o autarca, os esgotos destas aldeias, com cerca de 650 habitantes, estão a ser lançados directamente no rio Tinhela.
Este rio nasce na aldeia da Lagoa, em Vila Pouca de Aguiar, uma das localidades que vai ser intervencionada e desagua no rio Tua, no concelho de Murça.
O curso de água é muito procurado pelos pescadores para a pesca de trutas.
Domingos Dias revelou que, nos últimos cinco anos, o pacote global de investimentos em obras de saneamento em Vila Pouca de Aguiar ascendeu a 5,6 milhões de euros, o que o torna no concelho do Norte de Portugal que mais investiu em saneamento nestes últimos anos.
A autarquia prevê ainda que, até ao final de 2007, esteja concluída a despoluição do rio Corgo, que nasce no centro da vila de Vila Pouca de Aguiar, atravessa o concelho de Vila Real e desagua no rio Douro, junto ao Peso da Régua.
A construção da rede de esgotos nas 11 aldeias do Vale Sul do concelho, onde habitam cerca de quatro mil habitantes, está orçada - segundo o autarca - em dois milhões de euros.
A cargo da empresa intermunicipal Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro está ainda a construção do emissário que vai atravessar todo o vale e drenar os esgotos para a estação de tratamento de águas de Vila Pouca de Aguiar, onde serão sujeitos a tratamento.
Segundo fonte desta empresa, estas duas obras, com um custo previsto de 1,2 milhões de euros, estarão concluídas no decorrer do primeiro semestre deste ano.
Desde Março de 2004 está em funcionamento a ETAR de Vila Real, num investimento de cerca de cinco milhões de euros, para onde estão a ser drenados todos os esgotos das margens dos rios Corgo e Cabril.