Desprezo vai integrar grupo das emoções básicas humanas
O desprezo está prestes a ser considerado pela comunidade científica como a sétima emoção básica humana, passando a pertencer ao grupo de sentimentos como a alegria ou a tristeza, disse hoje o investigador português Freitas Magalhães.
O psicólogo conhecido pelos seus estudos na área da expressão facial das emoções participará na conferência internacional, em que se discutirá a temática, entre 30 de Março e de 01 de Abril, na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos da América.
A comunidade científica da área da psicologia das emoções aceita actualmente como emoções básicas ou primárias do Homem a ira, alegria, a tristeza, o medo, a surpresa e a aversão.
Freitas Magalhães, disse hoje, em Bragança, numa conferência para estudantes da Escola Superior de Saúde, estar convencido de que o desprezo vai ser acrescentado a este grupo.
Segundo disse, este sentimento "faz parte de qualquer cultura do mundo, é nosso (humano), as formas de o expressar é que variam".
Segundo explicou, da mesma forma que os astrónomos decidiram retirar Plutão do grupo dos planetas, os especialistas da psicologia das emoções vão actualizar a listagem das emoções básicas, alargando o grupo a sete.
Freitas Magalhães é director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa e é o único psicólogo português que estuda as funções e repercussões do sorriso no desenvolvimento das emoções e das relações interpessoais.