Destacamento português do Hércules C-130 fez 59 missões em quatro meses
Cabul, 13 Dez (Lusa) - O contingente português de 40 militares a operar a partir do aeroporto de Cabul com uma aeronave C-130 realizou nos últimos quatro meses quase 60 missões, desde transporte aéreo até operações de resgate de militares feridos.
No entanto, como explicou à Lusa o capitão Carlos Rodrigues - que integra o destacamento -, as necessidades das forças internacionais levaram a que as tropas portuguesas tivessem de fazer o resgate de um militar afegão ferido em combate contra os talibãs.
Com base no aeroporto da capital afegã e a partilhar o mesmo espaço com cerca de 1.000 militares de 25 nacionalidades, o destacamento do C-130 executou missões em todo o país, com especial incidência nas zonas de Herat, a oeste, Jalalabad, um dos principais focos de insurgência dos talibãs situado a leste junto ao Paquistão e a sul, em Kandahar.
Segundo o capitão Carlos Rodrigues, a aeronave da Força Aérea Portuguesa, preparada para aterrar em pistas "não preparadas, de dimensões muito reduzidas, de pedra ou de terra", realizou de Setembro até hoje "59 missões, um total de 195 horas de voo, tendo transportado 2.994 passageiros e 279.870 quilos de carga".
Os 40 militares e o Hércules C-130 regressam a Portugal na próxima terça-feira, terminando a sua participação na missão da NATO-ISAF.