Detido pirata informático que terá roubado emails ao Benfica

por RTP
Reuters

Foi detido o alegado pirata informático que terá roubado correspondência eletrónica do Benfica. Rui Pinto, de 30 anos, foi detido na Hungria. Em causa estão crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo. A detenção foi revelada pela Procuradoria-Geral da República e pela Policia Judiciária.

Em comunicado enviado às redações, a PGR e a PJ dizem que "no âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público, com investigação realizada pela Polícia Judiciária e na sequência de diligências cumpridas em sede de cooperação internacional em país comunitário, foi concretizada a detenção de um cidadão nacional de 30 anos de idade, sobre quem impendia Mandado de Detenção Europeu".

Em causa, lê-se no comunicado, "estão factos suscetíveis de integrarem crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo".

O inquérito corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e o Ministério Público é coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária.

Ainda de acordo com este comunicado, a "Polícia Judiciária está a acompanhar presencialmente a execução da detenção e das diligências subsequentes, no âmbito de uma Decisão Europeia de Investigação".
Divulgação de emails do Benfica

Em 2017, Francisco J. Marques começou a divulgar no Porto Canal o conteúdo de emails que pertenciam ao Benfica e denunciou um alegado esquema de corrupção para que árbitros favorecessem o clube da Luz.

O diretor de comunicação do FC Porto leu durante várias semanas os emails, que terão sido trocados entre Adão Mendes, antigo árbitro da Associação de Futebol de Braga, e Pedro Guerra, antigo diretor de conteúdos da Benfica TV.

A ação de Francisco J. Marques levou à criação do caso dos emails. O Ministério Público abriu uma investigação por suspeitas de fuga de informação do processo, o que deu origem a um novo caso e-toupeira.
Benfica reage à detenção

Numa nota à comunicação social no seu site oficial, o Benfica reagiu à detenção do pirata informático na Hungria. "O Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD tomou conhecimento da detenção, no âmbito da Operação Cyberduna, de um cidadão nacional de 30 anos que, alegadamente, será o responsável pelo roubo da correspondência eletrónica do Benfica".

A equipa da Luz declarou que o detido pode incorrer em crimes como extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo e instou a que fosse feita justiça.

"O Sport Lisboa e Benfica respeita e seguirá atentamente o desenvolvimento do processo. Reitera que dará todo o seu contributo – na medida em que este lhe for solicitado – para que se descubra a verdade".

O clube da Luz afirmou estar disponível para colaborar com as autoridades e pede sejam dados passos para que se encontre a verdade no que diz respeito "às motivações que possam ter estado por trás de um crime que tantos danos causou e continua a causar ao Sport Lisboa e Benfica".
Tópicos
pub