Dez toneladas de resíduos recolhidas no cortejo da Queima das Fitas de Coimbra

por Lusa

Mais de 10 toneladas de resíduos foram recolhidas na sequência do cortejo da Queima das Fitas, que se realizou na terça-feira pelas ruas da cidade de Coimbra, anunciou hoje a Câmara.

A operação envolveu 70 operacionais e 28 meios mecânicos, sendo que, das 10,4 toneladas recolhidas, foi possível selecionar sete toneladas para reciclagem, ou seja, cerca de uma tonelada a mais relativamente a 2022, afirmou o município de Coimbra, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Na tarefa, foram envolvidos o departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra e a empresa Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SUMA), ao serviço da autarquia.

Estes resultados demonstraram uma redução de quase duas toneladas relativamente ao último desfile de estudantes, em maio de 2022, após o qual foram recolhidas 12 toneladas de resíduos.

"Esta diminuição justifica-se com a disponibilização de mais pontos de recolha de resíduos que facilitaram a separação e ainda com o facto de a Câmara Municipal, em articulação com a Comissão Organizadora da Queima das Fitas, ter trabalhado na sensibilização para a redução de desperdício relativo às bebidas nos carros alegóricos", lê-se.

A recolha de lixo e de limpeza das ruas foi desenvolvida imediatamente a seguir à passagem do cortejo dos estudantes, entre a Alta e a Baixa da cidade de Coimbra.

De acordo com a autarquia, a estes valores ainda deverá acrescer o material proveniente do desmantelamento dos carros de curso, que decorrerá durante aproximadamente uma semana.

Tópicos
pub