Dezanove fogos activos, seis por circunscrever às 19:00 de hoje
Dezanove fogos estavam activos às 19:00 de hoje em Portugal Continental, seis dos quais por circunscrever, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
A mobilizar mais meios estão os fogos em Boieira, concelho das Caldas da Rainha (distrito de Leiria) e o São Pedro do Sul, distrito de Viseu.
No combate às chamas em Boieira estão 227 bombeiros apoiados por 63 viaturas, dois helicópteros e um avião.
Em São Pedro do Sul, o incêndio florestal que deflagrou quarta- feira está a ser combatido por 214 bombeiros apoiados por 60 viaturas além de um grupo de reforço de incêndios florestais de Coimbra, outro de Leiria e dois de Aveiro.
Este incêndio ameaçou hoje à tarde várias povoações, mas os bombeiros conseguiram evitar que as chamas atingissem as casas.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades, Fernando Farreca, que se encontra no local, disse à agência Lusa que, desde o início da tarde até cerca das 17:30, estiveram em perigo as povoações de Covelo, Preguinho, Valadares, S. João da Serra, Cercal, Covelinho e Matosas.
No distrito de Aveiro, um incêndio que deflagrou às 13:57 de hoje no Lombomeão, concelho de Vagos, está ainda por circunscrever e mobiliza 91 homens apoiados por 27 viaturas e dois helicópteros.
Por circunscrever está também um fogo em Vilar do Chão, distrito de Braga. No combate às chamas estão 23 homens apoiados por sete viaturas.
Ainda no distrito de Braga, 36 bombeiros apoiados por 12 viaturas e dois helicópteros combatem as chamas que deflagraram às 10:32 de hoje em Semelhe.
No distrito de Bragança há um incêndio por circunscrever no Vale do Salgueiro (concelho de Mirandela) e um outro já circunscrito em Açoreira (concelho Torre de Moncorvo).
No distrito de Leiria, além do incêndio da Boieira, 83 homens apoiados por 25 viaturas combatem um fogo nas Antas (Caldas da Rainha) e outros 30 apoiados por nove viaturas combatem as chamas Lugar da Bezerra (Porto de Mós).
O distrito de Lisboa tinha às 19:00 de hoje um incêndio activo em Alvarinhos/Carvalhal, concelho de Mafra. As chamas estão a ser combatidas por 95 bombeiros apoiados por 28 homens.
No distrito do Porto estavam três incêndios activos, dois por circunscrever: em Sete Pedras (concelho Penafiel), Bozequinho (concelho de Marco de Canavezes) e Sermonde (concelho de Vila Nova de Gaia).
Em Santarém há um fogo por circunscrever na Pederneira (concelho de Ourém). No local estão 70 homens apoiados por 20 viaturas, um helicóptero e um avião.
No distrito de Viana do Castelo, o SNBPC registava às 19:00 de hoje um incêndio activo em S.Paio (Melgaço) que mobiliza 16 homens e quatro viaturas e outro em Mezio (Arcos de Valdevez) a ser combatido por 22 homens apoiados por seis viaturas e dois helicópteros.
Outros dois incêndios estão por circunscrever no distrito de Vila Real: Um em Vale Verde (Valpaços), mobilizando 65 homens apoiados por 16 viaturas e outro em Carregal (Chaves) a ser combatido por 54 homens apoiados por 13 viaturas.
Em Viseu, além do incêndio em São Pedro do Sul, o SNBPC refere ainda a existência de um outro em Queirela, combatido por 20 homens apoiados por seis viaturas.
Um total de 12.425 fogos foi registado entre Janeiro e 31 de Julho pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), 1.390 dos quais incêndios florestais e 11.035 fogachos (com menos de um hectare), que consumiram 13.971 hectares, de acordo com último relatório da DGRF.
Em Julho, mês em que morreram sete bombeiros, ocorreram 5.211 incêndios, que consumiram 5.761 hectares, números que a DGRF considera "significativamente inferiores aos valores médios para este período", sobretudo no que respeita à área ardida.
Em 2005 registaram-se mais de 35 mil incêndios (7.843 incêndios florestais e 27.369 fogachos), nos quais morreram 19 pessoas (12 das quais bombeiros) e arderam quase 300 mil hectares de floresta.