DGS confirma alteração nos critérios de testagem à Covid-19

A Direção-Geral da Saúde confirmou à Antena 1 que vai ser feita uma alteração nos critérios de testagem à Covid-19. Até agora eram identificadas para teste as pessoas que tinham tido contactos de alto risco com casos positivos. Em breve a estratégia poderá ser mais abrangente para a realização de um teste de diagnóstico independentemente do risco do contacto.

RTP /

Esta mudança deverá fazer aumentar o número de testes realizados em Portugal.

Ouvido esta manhã pela Antena 1, Germano de Sousa, proprietário de uma cadeia de laboratórios que realiza análises clínicas, garante que o país está preparado para reforçar a capacidade de testagem.

O antigo bastonário da Ordem dos Médicos deixa um alerta. Não basta testar mais pessoas. É também necessário melhor os meios na área da Saúde Pública, para que todos os rastreios sejam realizados em tempo útil.
Já ontem o primeiro-ministro tinha dito que "é necessário continuar a investir na testagem massiva e na capacidade de rastreamento".

"Concluímos também que quanto maior a intensidade do confinamento mais rápidos são os resultados; que os elevados níveis da pandemia requerem o prolongamento do atual nível de confinamento e que é necessário continuar a investir na testagem massiva e na capacidade de rastreamento", refere o chefe do executivo no Twitter, depois da reunião com especialistas no Infarmed.


Tópicos
PUB