DGS deverá anunciar nas próximas horas decisão sobre redução do isolamento

por RTP

Em entrevista à RTP, Graça Freitas adiantou que a Direção-Geral da Saúde está a analisar e a equacionar a redução do período de isolamento e que a decisão final deverá ser anunciada "dentro de algumas horas".

A diretora-geral da Saúde avançou que a decisão deverá mesmo ser anunciada na manhã de quinta-feira.

Graça Freitas explicou que em análise está a redução do isolamento para contactos, ou seja, pessoas que não estão doentes mas que tiveram contacto com um infetado com covid-19, e para doentes com covid assintomáticos.

Na entrevista à RTP, a Diretora Geral da Saúde adianta que o facto de uma pessoa estar ou não vacinada, não vai ter influência na diminuição do período de isolamento.

A DGS irá, então, anunciar se seguirá o caminho da Madeira, que já reduziu para cinco dias o período de isolamento dos infetados sem sintomas.

Sobre outras mudanças na estratégia de combate à pandemia, Graça Freitas não está tão convencida. A diretora geral da saúde diz que é preciso cautela com a ideia de aproveitar o facto desta variante parecer ser mais benigna em termos de doença grave e fazê-la correr as populações para conquistar maior imunidade natural.
pub