DGS diz que hospitais portugueses estão preparados para escalada de coronavírus

por RTP

A diretora-geral da Saúde explicou na RTP os procedimentos em Portugal para dar resposta eficaz quando surgem casos suspeitos no país. Graça Freitas garante que os hospitais estão preparados para uma eventual escalada da epidemia.

Desde que a fase de alerta começou, em janeiro, há três hospitais em Portugal que estão "permanentemente preparados" para receber casos suspeitos de infeção do novo coronavírus, explicou Graça Freitas.

O Hospital de São João, no Porto, e o Dona Estefânia e o Curry Cabral, em Lisboa, estão na "primeira linha" quando se trata de uma emergência numa epidemia, e têm sido suficientes considerando o números de casos que têm aparecido.

Mas, caso haja uma escalada desta epidemia, a Direção-Geral de Saúde tem mais cinco hospitais portugueses preparados para receber casos suspeitos e doentes infetados.

Quanto ao controlo das fronteiras, Graça Freitas considera que "não tem muitos efeitos na deteção de casos", uma vez que as pessoas podem estar assintomáticas e ou ainda no início do tempo de incubação da infeção. No entanto, a diretora-geral de Saúde afirma que os casos confirmados em Itália e em vários países europeus tem assustado os portugueses.
pub