Dia da Língua Portuguesa comemorado sexta-feira na UNESCO

por Agência LUSA

O Dia da Língua Portuguesa é comemorado sexta-feira na sede do Fundo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, com um debate, uma exposição fotográfica e música.

As comemorações, que decorrem no âmbito do Dia da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), instituído em Março de 2005, são organizadas pelos Estados membros da comunidade e pela UNESCO, contando nomeadamente com as presenças do director-geral desta Agência da ONU, Koichiro Matsuura, e o secretário-executivo da CPLP, embaixador Luís Fonseca.

Segundo um comunicado de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, a comemoração do Dia da Língua Portuguesa na UNESCO pretende celebrar a "visão de unidade na diversidade" existente entre os países de língua oficial portuguesa.

"Cada um dos nossos países (Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Portugal, Brasil e Timor-Leste), distribuídos por quatro continentes, com as suas condicionantes geográficas" e história e culturas diferentes "transformou e enriqueceu a língua portuguesa sem que ela tenha perdido a sua identidade", sublinha o comunicado de imprensa.

A língua portuguesa é a sexta mais falada do mundo e abrange uma população superior a 250 milhões de pessoas, refere ainda o comunicado, acrescentando que o programa das comemorações inclui a interpretação de um fado à capela pela fadista portuguesa Mísia.

pub