Dia de 11 Fevereiro é "aceitável" - "Em movimento pelo sim"

A dirigente do grupo de cidadãos "Em Movimento pelo `sim`" Natacha Amaro considerou que o dia escolhido pelo Presidente da República para realizar o referendo sobre o aborto, 11 de Fevereiro, "é perfeit amente aceitável".

Agência LUSA /

"A data é perfeitamente aceitável. Cumpre os critérios principais de da r tempo suficiente para o esclarecimento e não é uma data crítica como aconteceu em 1998 [em Junho, período de férias]", afirmou Natasha Amaro, em declarações à Agência Lusa.

O Presidente da República, Cavaco Silva, anunciou hoje que vai convocar o referendo sobre a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) para 11 de Fevereiro.

Numa comunicação ao país, o Chefe de Estado considerou que o facto de o tema da despenalização do aborto continuar a suscitar "um vivo debate no seio d a sociedade portuguesa" e de ter "profundas implicações no plano ético" constitu i "razão suficiente" para que os portugueses sejam ouvidos em novo referendo.

Natasha Amaro frisou que o movimento que representa "não partilha" da o pinião do Presidente da República quanto à necessidade de convocar o referendo.

"De qualquer forma, convocado o referendo, vamos participar na campanha de esclarecimento pelo `sim` à despenalização da interrupção voluntária da grav idez", afirmou.


PUB