Dia de Luto Nacional hoje pela morte da irmã Lúcia, vidente de Fátima
Portugal assinala hoje um dia de luto nacional pela morte da irmã Lúcia, um dos três pastorinhos que disseram ter visto Nossa Senhora em Fátima e que morreu domingo aos 97 anos.
O corpo da vidente, que desde 1948 vivia em reclusão no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, será transportado hoje, às 11:00, para a Sé Nova de Coimbra, onde os crentes lhe poderão prestar homenagem.
às 16:00 serão realizadas as cerimónias fúnebres, sendo a urna posteriormente sepultada nos claustros do Carmelo de Santa Teresa.
Dentro de um ano os restos mortais serão transladados para a Basílica de Fátima, onde já se encontram os primos de Lúcia, Jacinta e Francisco, os outros dois "pastorinhos" que relataram ter visto Nossa Senhora aparecer sobre uma azinheira da Cova da Iria, Fátima, em 1917.
Quanto ao eventual processo de beatificação de Lúcia, deverá iniciar-se um mínimo de cinco anos após a morte.
Nas cerimónias fúnebres da Irmã Lúcia estará o cardeal- arcebispo Bertone, de Génova, como enviado de João Paulo II, com quem a vidente se reuniu em três ocasiões, uma das quais a 13 de Maio de 2000.
Por essa altura, desvendou-se o famoso "Terceiro Segredo de Fátima", que se referia ao atentado contra o Sumo Pontífice na Praça de São Pedro e à luta do comunismo ateu contra a Igreja.
A morte da vidente, levou o PSD e o CDS-PP cancelarem todas as actividades de campanha previstas para segunda-feira e hoje.
O primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, estará hoje a assistir às exéquias solenes que precedem o funeral para o Carmelo de Coimbra.