EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Dia de Portugal. Comemorações em Lagos começam com içar da bandeira nacional

Dia de Portugal. Comemorações em Lagos começam com içar da bandeira nacional

As comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Lagos começam esta segunda-feira, às 13h00, com o içar da bandeira nacional na Praça do Infante D. Henrique, na presença do presidente da República.

RTP /
Nuno Patrício - RTP

A escritora e conselheira de Estado Lídia Jorge, natural do Algarve, preside à comissão organizadora destas comemorações do Dia de Portugal, as décimas e últimas com Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República.

A cerimónia do içar da bandeira, que marca o arranque das comemorações do 10 de Junho em território nacional, esteve agendada para as 10h00, mas foi adiada devido à chegada mais tardia do chefe de Estado a Lagos, já de madrugada, vindo da Alemanha, onde no domingo à noite assistiu à vitória de Portugal na final da Liga das Nações, com o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Na Alemanha, antes de assistirem ao jogo em que a seleção portuguesa de futebol derrotou a Espanha nos penáltis, Marcelo Rebelo de Sousa e o recém-reconduzido primeiro-ministro celebraram juntos o Dia de Portugal com a comunidade portuguesa em Estugarda, no sábado - iniciativa que não fazia parte do programa original deste 10 de Junho, apenas divulgada na véspera.

O programa do presidente da República em Lagos inclui, a seguir, uma visita à exposição de meios e capacidades militares das Forças Armadas Portuguesas, no Jardim da Constituição, e de noite, a partir das 21h30, um concerto da Orquestra Ligeira do Exército, aberto à população, na Praça do Infante D. Henrique.

Na terça-feira, dia 10 de Junho, a Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal, a partir das 11h00, terá lugar na Avenida dos Descobrimentos, com discursos do chefe de Estado e da presidente da comissão organizadora, Lídia Jorge.

Estas são as segundas comemorações do Dia de Portugal com Luís Montenegro como primeiro-ministro e acontecem depois da posse dos membros XXV Governo Constitucional, realizada entre quinta e sexta-feira, na sequência das legislativas antecipadas de 18 de maio, das quais resultou novo executivo PSD/CDS-PP.

O atual modelo de duplas comemorações do 10 de Junho, primeiro em Portugal e depois junto de comunidades portuguesas no estrangeiro, foi lançado por Marcelo Rebelo de Sousa, quando assumiu a chefia do Estado, em 2016, em articulação com o então primeiro-ministro, António Costa, e com a participação de ambos.
Tópicos
PUB