Diferença horária entre Lisboa e Moscovo vai aumentar para quatro horas
Moscovo, 29 out (Lusa) - A diferença horária entre as capitais portuguesa e russa irá aumentar de três para quatro horas, devido ao facto de a Rússia não tencionar atrasar em uma hora os seus relógios, este domingo.
Por decisão do Presidente Dmitri Medvedev, os russos, a partir deste ano, passarão a ter a mesma hora ao longo de todo o ano, pondo fim à tradicional hora de Inverno em vigor nas últimas três décadas.
O dirigente russo justificou a medida com base num relatório, publicado pela Academia de Medicina da Rússia, que revelou dados preocupantes: quando a hora muda no Inverno, o número de ataques cardíacos aumenta 1,5 vezes, e a taxa de suicídios cresce 66 por cento.
O Kremlin também apresentou cálculos que mostram que as horas de luz natural no país vão aumentar entre 7% a 17% e que isso poderá significar uma maior poupança de energia elétrica.
A maioria de russos apoia a supressão do horário de Inverno. Mas algumas empresas temem prejuízos por aumentar a diferença horária com os seus parceiros comerciais na Europa, onde os relógios vão recuar uma hora.
JM