Diocese Leiria-Fátima fecha dois jornais e abandona jornalismo regional

por Lusa

Leiria, 11 abr (Lusa) - A Diocese de Leiria-Fátima vai encerrar dois jornais, um deles o mais antigo do distrito, e abandonar o jornalismo regional, disse hoje à agência Lusa o responsável do gabinete de informação e comunicação da diocese.

"A crise económica fez apressar uma decisão que já estava a ser discutida há muito tempo, pelo menos há 15 anos, que é a de abandonar o jornalismo regional e concentramo-nos, com a criação de um novo título, na comunicação religiosa e eclesial", explicou Vítor Coutinho.

O padre salientou que "não faz sentido estar a acumular prejuízos numa área [jornalismo regional] que outros sabem fazer melhor e para a qual estão vocacionados", pelo que "O Mensageiro" e "A Voz de Domingo" deixarão de ser publicados no final de maio.

"A situação em termos económicos era insustentável" e, por isso, a Diocese de Leiria-Fátima vai avançar em junho com um novo projeto editorial, que ainda não tem nome.

Vítor Coutinho prefere falar numa unificação dos dois títulos, mas admitiu que esta decisão levou à dispensa de dois colaboradores a tempo parcial, que participavam na redação de "O Mensageiro", título fundado em 1914.

Uma situação que, frisou, já não se verifica com "A Voz do Domingo", publicação com 81 anos, e cuja equipa é constituída por elementos da diocese.

Tópicos
pub