Diogo Lacerda Machado vai à comissão de inquérito à TAP

O advogado Diogo Lacerda Machado, que negociou a reversão da privatização da TAP, vai ser ouvido na comissão de inquérito à companhia aérea, esta quinta-feira, na qualidade de ex-administrador, cargo que deixou em abril de 2021.

Lusa /
Diogo Lacerda Machado vai ao parlamento prestar declarações Tiago Petinga - Lusa

Diogo Lacerda Machado representou informalmente o Governo em várias negociações sensíveis, entre as quais a alteração da privatização da TAP levada a cabo na reta final do Governo de PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho.

As negociações entre o Governo da "geringonça" (PS com apoio do PCP e BE) e o consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, que tinha adquirido uma participação de 61% na TAP, levaram a uma reconfiguração da estrutura acionista, baixando para 45% a parte privada e subindo para 50% a participação do Estado.

A polémica em torno do regime informal em que participou nestas negociações levou António Costa a avançar com um contrato com o advogado e seu amigo pessoal.

Na comissão de inquérito à TAP, o administrador operacional da empresa, Ramiro Sequeira, garantiu quarta-feira aos deputados que não teve conhecimento prévio da saída de Alexandra Reis da administração. Ramiro Sequeira adiantou ainda que nunca sentiu qualquer tipo de pressão política quando foi presidente executivo interino da TAP.

Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito são agora liderados pelo socialista António Lacerda Sales, antigo secretário de estado da saúde. Substitui Jorge Seguro Sanches que pediu quarta-feira a demissão.

PUB