Direcção de Informação da RTP garante que administração nunca se imiscuiu nos critérios editoriais

A direcção de Informação da RTP garantiu hoje que a administração nunca se imiscuiu nos critérios editoriais, rejeitando as acusações de José Rodrigues dos Santos sobre alegados recados passados pelo poder político através das administrações da estação pública.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Referindo ter uma relação "exemplar" com o actual conselho de administração da empresa, a direcção de Informação assegura, em comunicado hoje divulgado, que "o actual conselho de administração nunca se imiscuiu, de qualquer forma, nos critérios editoriais definidos".

Em entrevista dada domingo passado à revista Pública - intitulada "A administração da RTP passa recados do poder político" -, o pivot da RTP afirmou que a administração da RTP interferiu na nomeação de Rosa Veloso para correspondente em Madrid em 2004, decisão que, segundo defendeu, compete apenas à direcção de informação.

A alegada interferência levou José Rodrigues dos Santos a demitir-se juntamente com a restante equipa da direcção de Informação.

Apesar de ter já ouvido o jornalista José Rodrigues dos Santos, a direcção de Informação admitiu ter ficado por esclarecer o que levou o pivot a declarar à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), em Novembro de 2006, que "já tinha sido pressionado", contrariamente ao que afirmara em 2004 à antecessora da ERC.

Além disso, acrescenta no mesmo documento, José Rodrigues dos Santos também não esclareceu se se revê no título dado pelo Público à entrevista publicada na revista durante o fim-de-semana.

A direcção de Informação, liderada por Luís Marinho, refere ainda que "estranha que uma entrevista feita em Agosto, sem quaisquer factos novos, seja publicada em Outubro, com honras de primeira página".

"São os insondáveis critérios editoriais do Público", ironiza, lembrando que o director daquele jornal "foi alvo de um processo-crime por difamação por parte da direcção de informação da RTP, actualmente a decorrer".

PUB