Director do Centro Maranatha afasta hipótese de abusos sexuais em instalações da instituição

Porto, 02 Mai (Lusa) - O director do Centro de Solidariedade Cristã Maranatha, de Grijó, Vila Nova de Gaia, rejeitou hoje a possibilidade de adolescentes abusarem sexualmente de meninas em instalações daquela instituição.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Não é possível que tal tivesse sucedido", disse à Lusa Isaías Azevedo, argumentando que "meninos e meninas têm dormitórios separados".

Um relatório psicológico datado de 2004 refere que uma menor, que esteve na instituição entre os 03 e os 06 anos, contou ter sido molestada sexualmente "por um adolescente que também abusava continuamente de mais três crianças", todas de cinco anos.

De acordo com o relatório, a menor mencionou ainda que "existiam outros adolescentes que tinham o seu próprio grupo de crianças, de quem também abusavam".

A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou hoje que o Ministério Público (MP) está a investigar as denúncias sobre esta situação, entretanto divulgada, quinta-feira, pelo site Portugal Diário.

Nas suas declarações à Lusa, Isaías Azevedo relatou que a Polícia Judiciária (PJ) foi à instituição em 2005, no âmbito de uma primeira investigação sobre este caso, frisando que o inquérito-crime foi arquivado.

Ainda assim, Isaías Azevedo admitiu que a menor revelava um interesse por sexo pouco condizente com a sua idade.

"As crianças dessas idades não sabem muito bem o que é fantasia e realidade, mas notei que desde a primeira hora revelava um comportamento um bocadinho estranho", frisou.

Numa visita a um videoclube - contou Isaías Azevedo - a criança olhou para a capa de um vídeo com as imagens do casal protagonista do filme e logo comentou que o homem iria beijar a mulher, deitá-la na cama e pôr-se em cima dela".

"Achei estranhíssimo e pedi à psicóloga para avaliar o seu caso, mas isso não chegou a ser feito porque, entretanto, a criança foi transferida para outra instituição, a pedido do pai e por decisão do tribunal", acrescentou.

A criança, agora com 10 anos, foi transferida em 2004 para uma instituição do Porto, porque o pai terá alegado que "era mais fácil para ele ir buscar a menina e levá-la nos fins-de-semana", afirmou Isaías Azevedo.

O Centro de Solidariedade Cristã Maranatha é uma instituição de matriz evangélica que está em Grijó, Gaia, desde 1986 e acolhe 20 crianças institucionalizadas.

A Agência Lusa tentou, sem êxito, esclarecimentos adicionais da instituição para onde a criança foi transferida em 2004.

JGJ.


PUB