Direito de Resposta

Por deliberação da ERC, a RTP voltou a emitir um direito de resposta, já transmitido anteriormente, e referente a uma reportagem emitida a 13 de fevereiro.

RTP /
Considerando algumas inexatidões e erros existentes no referido direito de resposta, nos termos do nº 5, do artigo 69º da Lei da Televisão, esclarece-se que:
 
Os médicos Jorge Quadros e Carlos Ribeiro, responsáveis por implantar crianças surdas no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, realizaram no Centro Cirúrgico de Coimbra 23 implantes e não 13.
 
O pai de Fábio Manta, primeiro implantado em Portugal, enviou uma carta ao Sexta às 9 a esclarecer que os médicos Carlos Ribeiro e Jorge Quadros pertenciam à equipa que operou o filho em 1992.
 
A essa carta juntou provas documentais que demonstram que ambos utilizaram o caso de Fábio em congressos internacionais. A Inspeção Geral de Saúde assumiu, por escrito à RTP, a existência de um inquérito sobre o alegado desvio de doentes do público para o privado. A Procuradoria-Geral da República confirmou que os visados são os médicos Jorge Quadros e Carlos Ribeiro.
 
Em entrevista ao Sexta às 9 o vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Pedro Lopes, garantiu que "não existe nenhuma limitação de aparelhos" naquela unidade pública de saúde e que "sempre fez os implantes que os técnicos pediram".  
PUB