Discotecas fecham a 26 de dezembro. Conselho de Ministros discute novas medidas

por RTP
O anúncio das medidas cabe ao primeiro-ministro, António Costa Pedro A. Pina - RTP

O Governo reúne-se esta terça-feira em Conselho de Ministros extraordinário para decretar novas medidas destinadas a conter a pandemia. Esta via é imposta pelo que se conhece sobre a variante Ómicron do SARS-CoV-2. A RTP apurou que as discotecas vão encerrar a partir de 26 de dezembro.

No último Conselho de Ministros, o Governo ponderava já avançar com mais respostas à pandemia, caso fosse necessário.

A RTP apurou que as discotecas e os bares vão encerrar já a partir do dia 26 e pelo menos até dia 9 de janeiro. É a primeira decisão tomada no Conselho de Ministros.

A Associação Nacional de Discotecas não quer para já pronunciar-se sobre esta decisão, preferindo aguardar pelo anúncio das medidas, no final do Conselho de Ministros.

O anúncio das medidas cabe ao primeiro-ministro, António Costa.Em causa pode estar ainda a antecipação da semana de contenção. E o teletrabalho pode voltar a ser obrigatório já na próxima semana e não apenas entre 2 e 9 de janeiro.
Na semana passada, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, adiantava que o Governo havia mantido reuniões com especialistas para tomas as decisões necessárias.
Os últimos dados
Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado na tarde de segunda-feira, morreram 18 pessoas em 24 horas e houve registo de mais 2.752 casos confirmados de infeção.

Lisboa e Vale do Tejo reportou 1.083 novos casos, a região Norte 873, a região Centro 370, o Algarve 158 e o Alentejo 94. Na Madeira também houve mais 112 casos de covid-19 e nos Açores mais 62.

Encontravam-se ontem internados 943 doentes em enfermarias, mais 12 do que na véspera, e 152 em unidades de cuidados intensivos, mais sete.

Relativamente à matriz de risco, Portugal está na zona vermelha, com uma nova subida na incidência. Passou de 525,5 para 558,5 casos de infeção por cada 100 mil habitantes a 14 dias. Se considerarmos apenas o continente, o valor é de 562,3 casos - uma subida relativamente aos 531,2 na sexta-feira.

Já o R(t) a nível nacional manteve-se no valor que apresentou na anterior atualização, de 1,07 a nível nacional, enquanto no continente desceu para 1,06.

Na segunda-feira havia mais 711 casos ativos, assim como 2.023 recuperados e mais 616 contactos em vigilância.
Tópicos
pub