Dívidas à Segurança Social travam projecto social e atrasam salários
Dívidas à segurança Social por parte da Associação de Barqueiros impedem o financiamento para a execução do projecto social "Mesão Frio Integra", encontrando-se dez dos respectivos funcionários já com três salários em atraso, reconheceu hoje fonte autárquica.
O PROGRIDE, programa vocacionado para o combate à pobreza e exclusão socia l, financiado exclusivamente por verbas nacionais, aprovou em 2005 o projecto "M esão Frio Integra", que tem como entidade promotora a Câmara de Mesão Frio e com o executora a Associação de Apoio a Crianças, Jovens e Idosos de Barqueiros.
Este projecto prevê uma duração de quatro anos e um investimento global de 878.444 euros.
O presidente da Câmara de Mesão Frio, Marco Teixeira, disse à agência Lusa que a entidade executora do projecto está a "atravessar uma crise financeira", tendo contraído dívidas à Segurança Social e às Finanças.
"Estas dívidas estão a impedir o pagamento das tranches do financiamento d o PROGRIDE e, como consequência, os funcionários estão já com três salários em a traso", lamentou.
Os 10 funcionários que trabalham neste projecto social não receberam o sal ário de Dezembro e os subsídios de Natal e férias.
Como a associação de Barqueiros não conseguiu resolver a situação finance ira, os parceiros do projecto já solicitaram ao Instituto da Segurança Social a substituição da entidade executora, que passará a ser a Santa Casa da Misericórd ia de Mesão Frio.
"É urgente que o Instituto da Segurança Social nos dê uma resposta o mais rapidamente possível para que a alteração seja concretizada e as verbas disponib ilizadas", disse, acrescentando que esta alteração está prevista na lei.
O presidente da Associação, Luís Cortês, que é também vereador do pelouro da Acção Social da autarquia de Mesão Frio, recusou-se a prestar declarações à L usa Marco Teixeira considera que, apesar das dificuldades, o projecto está no terreno, tendo já prestado apoio a cerca de 1.700 idosos e jovens, nomeadamente através da recuperação de habitações degradadas, aulas de dança, cursos de forma ção, entre outras iniciativas.