Doentes de medicina interna de Mafra passam a ser assistidos em Lisboa
Os doentes do concelho de Mafra que necessitem de atendimento urgente na área da medicina interna deixam a partir de Junho de ser atendidos em Torres Vedras, passando a ser encaminhados para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Torres Vedras, José Mateus, afirmou hoje à agência Lusa que a medida "visa melhorar o funcionamento da urgência".
"Apesar de todos os esforços, o número de doentes (que entram na urgência) é superior às capacidades e, com esta medida de restrição das entradas, pensamos que será possível tratá-los melhor e humanizar o serviço", explicou o administrador.
Nesse sentido, "a partir de 1 de Junho os doentes residentes em Mafra e que necessitem de cuidados urgentes na área da medicina interna serão atendidos em Santa Maria", frisou.
Os doentes de Mafra que necessitem de ser atendidos nas áreas da cirurgia, pediatria, ortopedia e maternidade continuam a ser assistidos em Torres Vedras.
José Mateus, que está a desempenhar funções de administrador desde o dia 26 de Abril, justificou ainda a saída de doentes para Lisboa afirmando que algumas freguesias do concelho de Mafra estão mais próximas da capital do que de Torres Vedras.
O administrador estima que a medida venha "aliviar" o serviço de urgência em milhares de atendimentos tendo em conta que residem em Mafra 52 mil habitantes.
José Mateus acrescentou que a medida será acompanhada por uma melhoria na organização interna do serviço.
O Centro Hospitalar serve as populações dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Cadaval, Mafra e Sobral de Monte Agraço.